Qual a diferença entre Dom e Talento?

Apesar das palavras dom e talento serem empregadas de formas semelhantes, o significado é diferente e representam características distintas.

Dom vem do latim donus, que significa dádiva, presente. Nessa perspectiva, trata-se de uma capacidade inata para desempenhar com habilidade determinada tarefa, mesmo que pareça mais complexas para a maioria das pessoas.

Poe exemplo: podemos citar uma criança que mostra cedo uma afinidade muito grande para tocar determinado instrumento.

Quando se fala em facilidade em executar ou aprender determinada atividade, vale lembrar que o significado da palavra dom não tem como sinônimo a genialidade, já que essa condição ocorre somente com alguns indivíduos e devido a questões cerebrais que ainda estão sendo desvendadas pela ciência. Já o dom pode ser encontrado em qualquer pessoa.

O talento se distingue poe ser justamente uma habilidade que pode ser desenvolvida ou aperfeiçoada. Trata-se de um gosto especial, uma aptidão, uma predisposição espontânea a algo, que atinge a sua plenitude por meio de muito treino, disciplina e perseverança. ser muito bom em determinada atividade só depende de você.

Um exemplo claro disso são os atletas. Para que ela seja considerado realmente bom no que faz e um campeão em sua área, precisa muito mais do que apenas gostar de praticar um determinado esporte. Além da paixão pelo que faz, é necessário que seja totalmente comprometido, disciplinado com suas atividades e horários e que esteja em constante treinamento.

Deixe uma resposta