
Mitos e Verdades sobre o Coaching 3

Mito: Coaching é dar bronca.
Verdade: Coaching é gerar aprendizado.
Bronca gera mais medo do que aprendizado. Através de perguntas, o coach faz o coachee se apropriar de seus erros e aprender com eles.
O coach lida com momentos de erro ou de adversidade de seu coachee como uma oportunidade de gerar aprendizado, fazendo perguntas que contribuem para que o coachee use os seus recursos internos para idealizar novas alternativas de solução.
O papel do coach é tirá-lo da cegueira, ajudando-o a reavaliar seu modelo mental, sua maneira de pensar e seus hábitos. Uma vez fora da névoa mental, da ilusão autogerada, o coachee consegue enxergar outras possibilidades.
As alternativas de solução já existiam, estavam prontas para serem enxergadas, mas a percepção mental do indivíduo o cega momentaneamente. Não é uma questão de inteligência, mas de hábito mental. Quanto mais inteligente for a pessoa, mais brilhantes serão os seus argumentos para provar que não existe outra solução.
Uma simples pergunta bem colocada do coach consegue “quebrar” o processo automático neuronal. Assim, para procurar a nova resposta, outras áreas do cérebro são ativadas.
Texto retirado do livro: Coach Palestrante
Autora: Marcia Luz